Tuesday, June 07, 2011

Os dias de hoje

Aconteceram dois eventos recentemente que, de certa maneira, me marcaram e me fizeram reflectir sobre o modo como vivemos e somos educados.
Ora o primeiro estava eu às compras no belo continente, a escolher as maçãs que deveria pôr no saquinho quando, ao olhar para o lado, vejo dois irmãos num carrinho de supermercado (ou melhor uma menina de cerca de 2, 3 anos sentada naquele suporte apropriado e um rapaz de 7, 8 anos a empurrá-lo) à bulha. Estaladas e assim. Inicialmente achei normal sendo que sou a irmã mais nova e tive a minha quota parte de brigas. Mas depois aquilo começou a evoluir, os miúdos começaram a ficar mais violentos, chapadões e tal até que o miúdo não faz mais nada e dá um soco no estômago da irmã. A pobrezita começa a chorar, a chamar a mãe porque o irmão lhe bateu e a senhora, do alto do seu pedestal (estava a escolher os seus tomatinhos Cherry), vira-se para a pequenita e diz: "Parem lá quietos vá. Portem-se bem", ignorando completamente o que estavam a fazer.
Eu sei que não tenho filhos e portanto não sei o trabalho que dão e que, cada vez mais, as mães se sentem overwhelmed por todas as suas obrigações. Mas aquela senhora foi super incorrecta ao negligenciar os filhos daquela maneira. Que mensagem é transmitida às crianças?

Bem, agora que já reflecti sobre isto, next.

Estava eu hoje no autocarro a ser incomodada por um grupo de pseudo-chungas (serei só eu a achar que há quase sempre um grupinho destes nos autocarros?) com a sua música buéda nice (peço desculpa pelo meu erro, som baril) aos altos berros para que toda a gente presente consiga ouvir. Mas continuando, lá estava eu ao lado deste grupo, a ouvir as conversas brilhantes que estavam a desenvolver, mais uma vez a altos berros para que todos consigam perceber (conversas do tipo: Xiii tirei gandas fotos com o meu telemóvel pa pôr no face, depois vão ver) quando nisto, começaram a falar sobre o polémico vídeo das jovens a baterem noutra rapariga.
Surpresa das surpresas, reacção dos elementos do grupo:
"Essa chavala até mete nojo! Aquilo assim não se faz!! Sabem o que é que ela merecia? Um enxerto de porrada naquela boca! É isso, vamos-lhe fazer uma espera para ver se ela gosta!"
E foi isto. Não gostaram da atitude da "chavala" mas como a querem punir? Da mesma maneira.
Eu acho isto fascinante, a sério. São pensamentos como estes em que é visível a falta de formação, de uma linha de pensamento "normal".

Eu não me quero referir a grupos mais específicos da população mas a verdade é que acho que isto está cada vez pior. As pessoas só pensam no seu umbigo. Não há a mínima preocupação pelo bem-estar geral, não existe respeito pelo próximo! E isto irrita-me. Porque nós vivemos em comunidade e tal não é possível sem determinadas maneiras de pensar. Há que melhorar isto! Há que saber educar e formar cidadãos decentes que tenham o privilégio de viver junto dos outros. Porque não é um direito, é um privilégio. As pessoas hoje em dia não dão valor a nada, consideram tudo como garantido. E é ridículo.
E já me estou aqui a prolongar quando só queria contar estes dois episódios. É o que temos....

1 comment:

R. said...

Gostei do post e concordo em absoluto contigo. Do primeiro episódio,a senhora pode ter pensado exactamente o que tu pensaste primeiro porque não viu o que aconteceu mas, cada vez mais, se vêem episódios tristes desse género. A consciência moral de muitas das pessoas da geração antiga assustam-me a sério e fico feliz por se ver cada vez mais jovens conscientes. O que contradiz um bocado esse 2º ponto mas, podendo estar a ser injusta, esse tipo de coisas costumam acontecer sempre aos mesmos grupos - seja violência cada vez maior (e esse caso foi só um de muitos, olha o exemplo lá da escola e do Diogo), seja gravidezes indesejadas, etc, etc.
É esperar que as coisas melhorem.